a visitar 2

Natureza e Lazer

Praia Fluvial do Bostelim

Praia Fluvial do Bostelim

Situada na fronteira entre a freguesia de Fundada e São João do Peso, esta praia é uma das mais recentes alternativas do concelho de Vila de Rei para fugir ao intenso calor dos meses de Verão. Rodeada por montes ricos em biodiversidade e onde quase não se nota a presença humana, a zona balnear de Bostelim tem o sossego e a proximidade à natureza como nota dominante. Pode também fazer o percurso pedestre Rota do Bostelim de 9km, entre levadas, açudes, moinhos e uma ponte centenária. A zona reservada a banhos é de excelência, especialmente para programas em família, sendo bastante seguro para as crianças e pessoas que requeiram maiores cuidados. Também a área contígua à linha de água é dotada de sombras naturais e solo relvado, para o maior conforto dos utentes.

Praia Fluvial da Zaboeira

Praia Fluvial da Zaboeira

Do cimo da montanha onde está localizada avista-se, impávida e serena, a maior reserva natural de água, que deve a sua existência ao principal afluente do Rio Tejo, o rio Zêzere, onde é possível ouvir o chilrear dos pássaros, desfrutar de tranquilos passeios de barco ou praticar desportos aquáticos, além dos tão procurados banhos estivais na piscina flutuante (para adultos e crianças).

Praia Fluvial do Pego das Cancelas

Praia Fluvial do Pego das Cancelas

Distante de qualquer povoação, o visitante encontra na praia fluvial do Pego das Cancelas o sossego necessário para o descanso e a reflexão. Pertencente à freguesia de São João do Peso, os fáceis acessos e a boa qualidade da água, apoiados pelo bar, socorrista, parque de merendas, parque de estacionamento e solário dão a esta estância balnear condições ideais. A localização da praia fluvial é também favorável a passeios pedestres, onde poderá descobrir a vida animal entre a mata quase virgem. Para além disto, as águas da ribeira são igualmente ricas em fauna piscícola, com barbos, bogas e bordais em abundância.

Praia Fluvial do Penedo Furado

Praia Fluvial do Penedo Furado

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infra-estruturas. Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade. O Penedo Furado é um dos locais mais místicos da região. Mitos, contos e lendas que o povo foi passando de geração em geração, fazem também parte da História do Penedo Furado e deixam a imaginação popular aliar-se a toda a beleza do espaço envolvente.

Praia Fluvial de Fernandaires

Praia Fluvial de Fernandaires

Rodeada por altas montanhas, densamente arbonizadas com pinheiros bravos e medronheiros, e habitada por uma pequena povoação, a Praia Fluvial de Fernandaires apresenta aos seus visitantes uma extensa e esplêndida bacia de água, proveniente da barragem de Castelo de Bode. Preservando a natureza pura que a envolve e devido á profundidade da água, este local é dotado de uma piscina flutuante (para adultos e crianças), assim como bar, balneários e zona de estacionamento. Sublinha-se que a Quercus atribui Qualidade de Ouro a Fernandaires e Pego das Cancelas.

Queda de Água - Bicarola

Queda de Água - Bicarola

Considerando como local de partida o edifício dos Paços do Concelho, seguir pelo interior da vila, saindo desta pelo Norte (descendo calçada até à ribeira da vila). Passando ao lado do Campo de Futebol entra em estradão de terra batida. Antes de chegar à povoação de Lavadouro, entra num caminho à esquerda. No final deste caminho vira à esquerda para um estradão seguindo as indicações. Ao encontrar uma zona rochosa aprecie o panorama que a queda de água da Bicarola lhe oferece.

Queda de Água - Fragas do Rabadão

Queda de Água - Fragas do Rabadão

Este é um local bastante conhecido no concelho pelas suas características do maciço rochoso de que se destaca uma passagem natural na rocha, daí advir o nome pelo qual é conhecido – Penedo Furado. Local paradisíaco, oferece ao visitante um conjunto de pequenas quedas de água de grande beleza que podem ser apreciadas percorrendo a pé um estreito caminho talhado na rocha. Dois miradouros com acesso directo à estrada, permitem a visão deste conjunto. O acesso faz-se a partir de Vila de Rei, tomando o novo traçado da EN 2 e seguindo até ao desvio para a povoação de Milreu que se atravessa em toda a sua extensão. Quando encontrar um entroncamento, virar à esquerda, 2000 m depois, está no Penedo Furado.

Queda de Água - Poios

Queda de Água - Poios

Tomando a estrada para Ferreira do Zêzere, um km depois, à esquerda, encontra-se este local que a natureza dotou generosamente. É visível a formação de um vale rochoso pelo qual se precipita, no Inverno e na Primavera, uma torrente em sucessivas cascatas cujo curso pode ser seguido, percorrendo um trilho algo difícil, que se desenvolve ao longo da encosta. Ao chegar ao final do vale em forma de garganta, encontram-se dois enormes rochedos que emprestam ao local um carácter selvagem e distante. Zona óptima para aventureiros e para todos os que gostam de algum risco. A partir deste local existem dois estradões, um que sobe até ao lugar de Paredes, e outro que acede à estrada para Vila de Rei.

Fonte: C.M. Vila de Rei